Quando pequenas partículas começam a se soltar da cabeça, formando casquinhas, é sinal que o seu couro cabeludo está descamando. Elas geram desconforto, coceira e, muitas vezes, ficam aparentes nos cabelos, incomodando muitas pessoas.
Para além de seguir um cronograma capilar adequado ao seu tipo de cabelo, é fundamental prestar atenção na saúde do seu couro cabeludo e mantê-lo bem cuidado com os produtos adequados às suas necessidades. Afinal, é dele que o seu cabelo cresce e, se ele estiver com alguma disfunção, afetará a distribuição de nutrientes e resistência dos fios.
Neste post, a Doce Beleza te explica as razões para a descamação do couro cabeludo e quais cuidados você poderá tomar para resolver essa situação. Continue a leitura!
O que pode ser a descamação do couro cabeludo?
A descamação do escalpo pode ocorrer por diversos fatores e o diagnóstico só pode ser feito após uma série de exames. Mas, a coceira e as escamas formadas na região podem ser indício de dermatite seborreica, psoríase, excesso de produtos químicos ou até mesmo por questões emocionais, como o estresse.

Afinal, qual a diferença entre a descamação e a caspa?
Apesar dos flocos da descamação poderem ser confundidos com a caspa, se tratam de doenças distintas. O couro cabeludo descamando apresenta vermelhidões e inflamações, como se a área estivesse queimada. Isso pode ocorrer devido a alergias ou outras doenças de pele.
Já a caspa conta com casquinhas que se soltam facilmente da cabeça e está muito relacionada ao excesso de oleosidade ou genética. Antes de tomar qualquer atitude em relação a elas, é preciso fazer exames para identificar qual é o seu caso e quais são os tratamentos adequados para o problema.
O que fazer quando o couro cabeludo começa a descascar?
Se a sua cabeça está descascando e você ainda tem dúvidas sobre como começar o tratamento, a Doce Beleza te trouxe algumas dicas essenciais. Confira:
1. Investigue a causa da descamação
O primeiro passo é visitar um médico dermatologista para investigar as causas das casquinhas no seu couro cabeludo. Ela pode ser causada tanto por acúmulo de produtos, quanto por alergias e doenças dermatológicas que não têm cura.
Para isso, você poderá precisar realizar exames para conseguir um diagnóstico mais preciso e receber o tratamento correto para a sua condição.
2. Use produtos suaves e adequados ao lavar os cabelos
Sim, a escolha dos produtos que você utiliza para lavar o seu cabelo pode ajudar a melhorar ou piorar a incidência das feridas. Por isso, evite cosméticos com sulfato e outros ativos irritantes.

Invista em shampoos suaves, que amenizam a sensibilidade, e lave corretamente o seu cabelo para retirar todo o resíduo de produtos. Além disso, compre cosméticos adequados ao seu tipo de cabelo para mantê-lo sempre saudável e com as necessidades específicas atendidas.
3. Evite usar fontes de calor e modeladores
Assim que você identificar os primeiros sinais de descamação do couro cabeludo, suspenda o uso de secadores, chapinha, babyliss, sprays e até mesmo géis e outros finalizadores. Eles vão potencializar o ressecamento, além de correr o risco de piorar as inflamações.
O mesmo serve para banhos com água quente! O couro cabeludo já é uma região bem sensível e, se estiver com machucados e descamando, vai sofrer ainda mais com as temperaturas altas. Prefira lavar os cabelos com água fria ou morna.
4. Descubra o que pode estar te dando alergia
Com acompanhamento de um médico, você pode descobrir quais produtos ou ingredientes podem estar gerando alergia no escalpo. Evite o contato com o fator alergênico ao máximo para as inflamações melhorarem.
A depender do caso, a sua alergia pode ser até mesmo alimentar; por isso, é fundamental realizar uma bateria de exames para investigar as causas da descamação a fundo. Uma mudança na rotina e no consumo de produtos em geral pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde capilar.
5. Considere a necessidade de medicamentos para tratar a descamação
Os casos mais agressivos de descamação do couro cabeludo podem requerer o uso de medicação, orientada por um médico especialista. Eles são indicados para os diagnósticos de alergia ou quando os sintomas persistem, mesmo acompanhados de tratamento usual.

Eles irão controlar a formação de casquinhas, inflamações, além de aliviar a coceira.
Quando devo procurar um médico?
Se você começou a perceber os primeiros indícios do couro cabeludo descascando, trocou por cosméticos suaves e usa apenas água fria para lavar os cabelos e os sintomas continuam, é a hora de investigar as causas com ajuda médica. Apenas um especialista é capaz de te orientar para um tratamento adequado, conforme o diagnóstico do seu problema.
Como você pode perceber, o escalpo descamando pode se dar por vários motivos, sendo a maioria descobertos apenas com exames clínicos. Faça o teste: evite lavar o cabelo todos os dias e deixe o couro cabeludo respirar para verificar se há melhora ou não nos sintomas.
Seguindo esses cuidados simples, você preservará a sua saúde capilar, garantindo cabelos sempre fortes, bonitos e com a nutrição necessária. Continue navegando no blog da Doce Beleza e explore outros conteúdos relacionados a cuidados com as suas madeixas.