Você sabe por onde começa os cuidados com o cabelo? Muitas vezes, por ser algo tão rotineiro, esquecemos que lavar o cabelo corretamente. Esse é o passo número um para todos os cuidados com as suas madeixas.
Atenção nos detalhes como temperatura da água, modo de aplicar o shampoo, a melhor massagem para o couro cabeludo e outras ações é fundamental para garantir bons resultados desse processo.
Vale lembrar, que essa higienização gera benefícios desde o couro cabeludo até os fios. Isso porque essa etapa está ligada a maneira certa de hidratar o cabelo, controle de oleosidade e outros aspectos.
Então, continue com a gente e confira o nosso passo a passo de como lavar o cabelo!
1. Coloque a água em temperatura morna
Antes de começar, verifique se a temperatura da água está certa. Assim, evitar que a água esteja quente demais é fundamental, já que ela abre as cutículas do fio, causando ressecamento e embaraçamento.
Com isso, a temperatura ideal é a morna, permitindo uma limpeza de suas madeixas. Uma dica interessante é finalizar com água gelada. Dessa maneira, o fio é selado e se alinha melhor no visual.

2. Molhe o couro cabeludo e o comprimento dos fios
Antes de aplicar o produto que utilizará na higiene, é ideal que todo o couro cabeludo e fios tenham sido umedecidos. Assim, quando for utilizar o shampoo, a sua dispersão será mais fácil e prática, além de evitar possíveis atritos danosos.
Outro detalhe é que não tem necessidade de estar encharcado o cabelo. Ou seja, molhe, mas tire o excesso na hora de passar produto.

3. Escolha o shampoo ideal para você
Ter em mão um produto de qualidade é fundamental para evitar danos e otimizar os resultados. Assim, é preciso ter um shampoo que se encaixe no seu tipo de cabelo, seja ele crespo, liso, ondulado, loiro, ruivo e outras características.
Dessa forma, tenha em mãos esse produto para a higienização continua de suas madeixas.

4. Aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie
Com o shampoo selecionado, é hora de aplicá-lo apenas na raiz do cabelo. Assim, adicionar o suficiente para a base capilar é o ideal para evitar ressecamento das pontas. Logo, você garante a limpeza dele inteiro.
Ao adicioná-lo na base, massageie com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares. Esse processo, além de limpar, estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e favorece a reconstrução capilar. Isso ajuda no crescimento do cabelo e na chegada de nutrientes, fortalecendo os fios.

Dica: evite força na hora de massagear, isso pode danificar os fios por conta de um atrito desnecessário.
5. Enxágue em abundância
Para fazer o enxágue, é necessário usar água em abundância, ou garantir que os resíduos de produto tenha saído. Assim, é preciso escorrer a água até estar transparente e límpida.
Dessa maneira, você evita acúmulos de resíduos em suas madeixas. O agrupamento dessas sobras causa um aspecto de cabelo sujo, além de queda capilar e caspas.

6. Aplique o condicionador no comprimento
Usar o condicionador ajuda a hidratar, selar e garantir maciez do cabelo. Então, aplique-os no comprimento do fio até as pontas. Isso evita o sufocamento dos poros de sua raiz.

Vale ressaltar que esse produto deve ser selecionado de acordo com o seu cabelo. Ou seja, considere características como:
-
Formato do cabelo;
-
Oleosidade;
-
Necessidades finais com: hidratação, detox e outras.
A necessidade de nutrição capilar do seu cabelo também é um fator importante. Não sabe o que é isso? Fica tranquila, temos um post completo sobre o assunto aqui no blog.
7. Enxágue novamente
Da mesma maneira realizada com o shampoo, é preciso fazer de novo aqui. Então, use água em abundância para retirar todo o produto e evitar resquícios que prejudiquem o resultado e sua saúde capilar. E, como será o enxágue final, use água fria para selar os fios com mais eficácia.
8. Seque os fios cuidadosamente
Na reta final de todo o cuidado, o momento de secar requer algumas atenções. Usar uma toalha macia como de microfibra ou algodão. Outro detalhe é evitar ao máximo o atrito em excesso, isso gera frizz e danifica os fios.
Entre as opções, separar mechas por mechas para secar apertando de delicadamente ou enrolar a tolha no cabelo e deixar a absorvição da umidade aos poucos. Essas duas maneiras não são danosas ao fio e couro cabeludo.

9. Finalize da maneira que desejar
E para terminar os cuidados, escolher uma creme para pentear, finalizador ou protetor térmico são maneiras de otimizar os resultados. Assim, desembaraçar os fios e usar um produto para garantir maior hidratação e proteger os fios é o ideal para esse momento.

Seguindo esse passo a passo, as suas madeixas estarão mais nutridas e hidratas. Porém, se você deseja criar um bom cronograma capilar, o blog da Doce Beleza te explica como aplicar essa rotina para grandes recuperações da sua saúde capilar!