Alinhamento capilar: entenda tudo sobre a técnica sem formol

Ganhando cada vez mais adeptos nos salões de beleza pelo Brasil, o alinhamento ou realinhamento capilar é uma maneira menos danosa de se livrar de fios rebeldes e do volume excessivo. Simples e duradouro, com ele você tem cabelos mais macios, maleáveis e saudáveis!

Neste post, a Doce Beleza te explica tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento e te apresenta as principais vantagens do alinhamento, em comparação com outras técnicas, como progressiva e botox capilar.

Continue a leitura e saiba como ter cabelos mais lisos, sem danificar a fibra capilar!

Para que serve o alinhamento capilar?

O alinhamento, ou realinhamento capilar, como também é conhecido, é uma técnica que controla o volume e deixa os cabelos mais brilhosos e com menos frizz. Como os produtos utilizados não têm formol, os fios ficam com um aspecto macio, maleável e saudável.

Os produtos contam com fórmulas com apenas 30% de química e os demais componentes são aminoácidos naturais, que proporcionam nutrição, revitalização, luminosidade e hidratação da fibra capilar. O resultado são cabelos sem pontas duplas, cheios de vida e movimento!

Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, principalmente para aqueles que lidam com fios rebeldes e volume indesejado. A técnica realiza uma selagem térmica da fibra, então os fios ondulados ficam com um aspecto mais alisado, enquanto os crespos ganham cachos mais soltos.

Quanto tempo o alinhamento capilar dura?

O alinhamento capilar promete resultados duradouros e um efeito alinhado aos cabelos por cerca de 3 meses. Após esse tempo, é preciso repetir o procedimento para manter os fios sempre alinhados e sem volume.

O tratamento de alinhar os fios é uma alternativa que não agride os fios e ainda proporciona reparação profunda da fibra capilar. Ele é super aconselhado para cabelos coloridos e quimicamente tratados.

Como fazer alinhamento capilar?

O ideal é que o alinhamento capilar seja feito com um profissional, em salão de beleza. A parte mais importante do processo é escolher produtos de qualidade, de marcas de confiança que atendam às necessidades do seu cabelo.

A técnica é bastante simples e ocorre em três etapas:

1. Higienização do couro cabeludo

Primeiro, é preciso limpar profundamente o couro cabeludo e o comprimento dos fios. É recomendado que a higienização seja feita com um shampoo de ação alcalina, para abrir as cutículas e deixá-las prontas para receber o tratamento.

2. Aplicação do produto

Em seguida, o profissional retira 70% da umidade dos cabelos e aplica o produto de alinhamento, mecha por mecha. Depois, os fios são penteados e é preciso aguardar o tempo de ação, que varia conforme a fabricante, levando entre 40 minutos a 2 horas.

3. Finalização térmica

Por fim, o cabelo é enxaguado de modo abundante e levado ao calor por 40 minutos para secar. Então, é feita a finalização térmica, com escova e pranchamento para selar as cutículas e proporcionar um efeito alisado. Depois, o cabelo deve ser lavado uma última vez, sendo finalizado com uma máscara hidratante.

A etapa com a prancha, entretanto, é opcional. Caso a cliente deseje apenas o efeito de realinhamento, com a maciez, brilho e menos frizz, não é preciso escovar os fios. Após a secagem dos cabelos e hidratação, o tratamento está feito!

O método é descomplicado e pode ser feito por qualquer pessoa que queira alinhar os fios. Gestantes e lactantes podem precisar consultar um médico antes de realizar o procedimento.

Qual a diferença entre o alinhamento capilar e outros tratamentos?

mulher secando o cabelo após fazer alinhamento capilar

Existem diversos tratamentos e tecnologias desenvolvidas para alinhar, reconstruir e alisar os fios, então é comum surgirem dúvidas sobre qual é o mais indicado para cada caso. Por isso, a Doce Beleza tratou de comparar o alinhamento com outras principais técnicas, como: progressiva e botox.

Alinhamento capilar x Progressiva

Os produtos usados no realinhamento capilar são ricos em aminoácidos, proteínas e vitaminas, não usando nenhuma substância química pesada. O resultado é um cabelo mais saudável, fortalecido e nutrido. Você tem fios alinhados e uma fibra capilar reconstruída, sem alterar a estrutura.

Já as técnicas de alisamento tradicionais, como a escova progressiva, utilizam de formol e outros químicos alisantes para modificar a estrutura e curvatura dos fios, deixando-os mais lisos e leves.

Alinhamento capilar x Botox

O alinhamento e o botox capilar desempenham funções essencialmente diferentes. Se você deseja alinhar as cutículas e reverter a porosidade dos fios, o realinhamento é o tratamento adequado.

Agora, se você busca um procedimento que reponha a massa da fibra capilar e deixe seus cabelos mais fortes e resistentes, o botox cumpre essa função. Ele ajuda a recuperar a elasticidade dos fios e também ajuda a reduzir o volume.

Ideal para quem busca uma técnica menos agressiva para reduzir o volume e os fios rebeldes, o alinhamento capilar é um método seguro, eficiente e compatível com todos os tipos de cabelo. Ele é muito indicado para madeixas tingidas e ressecadas.

Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo blog da Doce Beleza e encontre outras dicas de cuidado, cronograma capilar e sugestões de melhores produtos profissionais de haircare.

Te vejo no próximo post!

Doce Beleza

Autor: Doce Beleza

Deixe um comentário