O alisamento capilar é o nome do tratamento que alisa os cabelos. São utilizados produtos cosméticos químicos que alteram a estrutura da fibra capilar, promovendo um efeito liso duradouro.
Os métodos são usados por quem deseja diminuir o volume, reduzir o frizz ou ter os fios completamente alisados. Para conseguir esses resultados, é importante conhecer as opções e realizar o procedimento com profissionais qualificados para manter os fios saudáveis, mesmo após o alisamento.
Hoje em dia, os cosméticos contam com no máximo 0,2% de formol em sua composição, seguindo as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), devido aos riscos do composto à saúde. Seguros, eles não causam danos aos cabelos e nem à saúde.
Continue a leitura e conheça os métodos de alisamento capilar mais utilizados nos salões de beleza brasileiros. São alternativas com ou sem formol, que proporcionam alinhamento, brilho e movimento aos fios.
1. Escova progressiva
A escova progressiva é uma das técnicas mais famosas em alisamento capilar. Como o nome já diz, os fios ficam mais lisos a cada nova aplicação. Isso contribui para manter um aspecto mais natural às madeixas, além de danificar menos a fibra.
A maioria das progressivas, atualmente, são feitas com carbocisteína, um aminoácido que abre as cutículas para o alisamento ser feito com fontes de calor. O efeito dura cerca de 3 meses e deve ser refeito para garantir um liso duradouro.
2. Escova definitiva
Também conhecida como plástica capilar, o tratamento muda a estrutura dos fios, deixando o cabelo permanentemente liso. Os produtos do procedimento são à base de tioglicolato de amônia, guanina e hidróxidos, que atuam nas cadeias aminoácidas da fibra, alterando seu formato.
Quem decide por esse método não pode realizar outros tratamentos químicos, nem mesmo tintura, por causar danos permanentes aos fios. O retoque deve ser feito a cada 3 ou 8 meses, apenas na raiz, e depende do tempo de crescimento de cada cabelo.
3. Escova inteligente
Formulados com proteínas, queratina e aminoácidos, os cosméticos da escova inteligente proporcionam um alisamento com efeito natural, com fios cheios de movimento. É uma alternativa para quem busca um procedimento mais suave e que não agride a fibra capilar.
Por conta disso, ela não alisa completamente os cabelos cacheados e crespos, mas reduz o volume e deixa os caracóis mais soltinhos. Esse é um método menos agressivo, mas ainda conta com 0,2% de formol permitido pela ANVISA.
4. Escova orgânica
A escova orgânica, como o nome já adianta, é feita com ativos naturais, sem adição de químicos fortes. A tecnologia utilizada é a dos aminoácidos e proteínas para garantir um liso natural e mais saudável.
O resultado é parecido com os das técnicas anteriores, com o diferencial de contribuir com o tratamento profundo da fibra capilar. Ele tem a duração média de 2 a 3 meses, a depender de como é feito o cuidado pós-alisamento.
5. Escova marroquina
A escova marroquina foi uma das primeiras técnicas a reduzirem a quantidade de formol em sua composição. Além disso, a base dos ingredientes do tratamento são: óleo marroquino, base de creme, proteína, aminoácidos, óleo de cacau e argila.
Ela pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, mesmo os que tenham outras químicas, e garante um resultado natural, luminoso e macio.
6. Botox capilar
O botox capilar é um método que recupera a saúde dos fios danificados. Os produtos cosméticos são compostos por nutrientes, vitaminas e proteínas que hidratam e fortalecem a fibra.
Nesse processo, ele reduz o volume, o frizz e proporciona um efeito mais alisado aos fios. Por não se tratar de um procedimento químico, mas de tratamento, ele não dura muito mais que 2 meses.
7. Relaxamento capilar
Apesar de não alisar 100% o cabelo, o relaxamento capilar reduz o volume, minimiza o frizz e deixa os cachos mais abertos. Para quem já tem as madeixas onduladas ou lisas, o efeito é de um alinhamento de fios.
O procedimento é feito de duas formas: com compostos de guanidina ou de tioglicolato de amônio. Em nenhum dos casos o aquecimento com prancha ou escova é necessário.
Com tantas alternativas de alisamento, não faltam métodos que mais se adequam às suas necessidades nos cuidados com os cabelos. Além de se submeter aos tratamentos no salão de beleza, é preciso garantir uma rotina de cuidados com os fios em casa para o efeito durar mais.
Quais são os cuidados pós-alisamento?
A hidratação deve ser a prioridade nos cuidados pós-alisamento capilar, isso porque o cabelo sofreu danos químicos, perdendo água e nutrientes essenciais, assim ficando mais fragilizado, seco e quebradiço.
É importante intercalar a rotina de haircare com um cronograma capilar que também abarque as etapas de reconstrução e nutrição. Dessa maneira, você garante a reposição de todos os minerais e vitaminas necessários para ter cabelos mais fortes, resistentes e saudáveis.
Agora que você já conhece os principais métodos de alisamento capilar, já pode decidir por qual procedimento é mais adequado aos seus cabelos. Além deles, também existem formas menos agressivas às fibras, como o alinhamento capilar, que possui 70% de ativos naturais em sua composição.
Continue navegando pelo blog da Doce Beleza para descobrir outros conteúdos relacionados a tratamentos e cuidados com os fios.
Te vejo no próximo post!
REFERÊNCIA
CERQUEIRA, Hellen. Minha Vida. Alisamento de cabelo: o que é, tipos e cuidados. 2020. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-20861. Acesso em: 08 dez. 2023.