Cada pessoa tem um tipo de cabelo, não é mesmo? Alguns são mais secos, outros mais grossos e assim por diante. Isso pode ser por genética, hormônios, reações biológicas, interferências externas ou maus hábitos. No entanto, o cabelo oleoso é um dos mais falados e vistos por aí!
Esse tipo de cabelo merece uma atenção especial, pois, se descuidar, ele pode desenvolver diferentes problemas, como caspa, brilho excessivo e até queda dos fios.
Para desvendar alguns mistérios e saber dos cuidados recomendados com as madeixas com muita oleosidade, continue lendo o nosso post de hoje!
Afinal, o que é um cabelo oleoso?
O cabelo oleoso é definido quando há uma quantidade excessiva de óleos, naturais, produzidos pelas glândulas sebáceas, presentes no couro cabeludo e na pele. Essa característica do organismo é famosa por deixar o rosto e os cabelos com um brilho extremo e textura específica.
O seu excesso também gera problemas, como perda de movimento dos fios e surgimento de caspas. Dessa maneira, é muito importante ficar ligada com o surgimento desse aspecto nas madeixas e buscar bons produtos para adicionar ao cronograma capilar, controlando esse problema.
Há vários motivos que a produção de óleos pode aumentar, tanto fatores de genética e ambiente quanto de desequilíbrios hormonais. Assim, compreender de onde que ela vem e como tratar, é uma das formas de melhorar a saúde capilar.
Como identificar se o meu cabelo é oleoso?
Muitas dúvidas são comuns quando se trata de falar de madeixas, seja em identificar o tipo do cabelo, seu nível de oleosidade e as suas necessidades? Para saber é preciso analisar um pouco as características das suas madeixas e os seus hábitos.
Primeiro, confira se o seu cabelo parece que precisa de uma maior frequência de lavagem por conta do brilho excessivo, textura diferentes e falta de movimento. Com essa característica, se os fios ficarem mais grudados e tiverem um aspecto de mais denso, é provável que as suas madeixas estejam oleosas.
Outro ponto, é que os cabelos oleosos têm acúmulo de oleosidade da raiz até as pontas. Quando atinge apenas a raiz, eles são classificados como cabelos mistos.
Como diminuir a oleosidade dos cabelos?
Uma das primeiras atitudes a se tomar é utilizar produtos adequados para cabelos oleosos, principalmente os shampoos. Eles irão remover os excessos de óleos e não contêm composições que contêm óleos, ou seja, evitam mais acúmulos e têm efeitos hidratantes e anti oleosidade.
Após a limpeza das madeixas, a hidratação é necessária. Muitas vezes, acham que não podem aplicar condicionadores ou máscaras por conta da oleosidade natural dos cabelos.
No entanto, esse pensamento é errado, pois depois de usar shampoos para cabelos oleosos, é preciso restaurar alguns nutrientes essenciais para a saúde capilar.
Esse movimento auxilia a manter a saúde capilar e evita o efeito rebote. Outro ponto importante é manter uma rotina de limpeza regular, com uma média de 2 a 3 vezes por semana. Vale lembrar que não é recomendado lavar demais, isso tende a ser prejudicial para as madeixas.
Efeito rebote: resposta após tratamento, estímulo ou remoção, provocando o ressurgimento do mesmo mais intenso. Muito visto após cuidados irregulares com a pele ou cabelo, como lavagem em excesso ou automedicação.
Como criar uma rotina de cuidados para cabelos oleosos?
Ter um cronograma capilar é recomendado para donos de todos os tipos de cabelos, inclusive os cabelos oleosos. Assim, monte a sua rotina, com limpeza, hidratação, reconstrução e umectação capilar. Com esses cuidados, você não causa danos ao longo de seus fios e ainda os protege de agressões externas.
Outro cuidado fundamental que deve se tornar um hábito é não molhar as madeixas com água quente. Esse costume é super danoso para o couro cabeludo e para os fios, causando chances de surgimento de caspas e aumento de oleosidade.
O que os produtos devem ter para tratar cabelos oleosos?
Analisar as composições e quais efeitos têm os produtos que você utilizará nas madeixas faz parte dos cuidados necessários. Um dos principais itens é o shampoo, ele deve ter uma fórmula com capacidade de purificar as raízes, ou seja, enriquecido com ingredientes que limpam e deixam abertura para hidratar os fios.
Um exemplo de componente que tem ação anti oleosidade é o ácido salicílico e o ácido hialurônico, que combinados hidratam e removem os óleos dos fios.
Além disso, algumas linhas detox são recomendadas para o controle do nível de oleosidade. Porém, busque uma recomendação de um profissional, principalmente se o seu caso for mais intenso.
Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Doce Beleza, você encontra diferentes dicas de cuidados com as madeixas, como descolorir o cabelo, sobre progressiva e muito mais.
Continue navegando pelos nossos artigos e tenha acesso a todas as informações que você precisa para melhorar a sua saúde capilar, antes e depois de procedimentos de coloração ou alisamento.