Cabelo poroso: o que é, como saber se está poroso e cuidados

Quando o cabelo está poroso, ele fica com um aspecto ressecado, sem vida e quebradiço. Não importa o que você faça, parece que ele não fica bonito e “no lugar”.

A boa notícia é que nenhum cabelo nasce com alta porosidade, ou seja: é possível recuperar a saúde dos fios. Fatores externos como procedimentos químicos ou exposição ao calor podem enfraquecer a fibra capilar, deixando-as cada vez mais fracas.

Então, o que fazer? Nesse post, a Doce Beleza vai te explicar o que é o cabelo poroso, seus níveis, causas e apresentar algumas soluções para reparar os danos às suas madeixas. Confira nossas dicas e aposte em produtos adequados para cuidar dos fios!

O que é cabelo poroso?

Um cabelo com alta porosidade indica que as cutículas estão abertas, diminuindo a retenção de água e nutrientes e apresentando um aspecto áspero. Isso resulta em fios ressecados, quebradiços, sem brilho, com frizz e pouca elasticidade.

A porosidade capilar se divide em três níveis: baixo, médio e alto, os quais nos mostram o quanto a fibra capilar está danificada. Continue a leitura para entender os tipos e suas causas.

Cabelo poroso

Tipos de porosidade

A partir dos estágios de porosidade, a gente consegue entender as necessidades dos fios e buscar formas de repor minerais, vitaminas, proteínas e água. A característica se desdobra em três tipos:

Tipos de porosidade

  • Baixa porosidade: os fios estão quase impermeáveis, pois as cutículas estão fechadas. Apresenta muita dificuldade em absorver água e outros tratamentos capilares;
  • Média porosidade: é o nível saudável! O fio está aberto o suficiente para absorver e reter nutrientes.
  • Alta porosidade: com as cutículas muito abertas, os fios absorvem a umectação rapidamente, mas perdem com a mesma facilidade. Cabelos ressecados e quebradiços.

É fundamental entender as características dos seus fios, para encontrar os melhores tratamentos para o que ele necessita. Agora que você conhece os tipos, entenda o que pode ser feito para recuperar os danos.

Por que o cabelo fica poroso?

Muitos fatores externos que levam ao ressecamento também levam à alta porosidade, sendo esse um estágio que gera mais preocupação. O cabelo fica poroso por conta de danos que agridem a estrutura e saúde das fibras capilares, como procedimentos químicos.

fica poroso

Mas a descoloração, tintura ou progressiva não são os únicos causadores da porosidade dos fios. Confira outros motivos que merecem a sua atenção:

  • Calor excessivo: a exposição ao Sol e o uso excessivo de ferramentas de calor, como chapinha, secadores e modeladores de cachos, são grandes responsáveis pela danificação dos cabelos. Para evitar que isso aconteça, invista em finalizadores com ativos de proteção térmica antes de usar os aparelhos.
  • Falta de cuidados: sim, a falta de uma rotina de cuidados e reposição de hidratação e proteção, pode deixar o cabelo mais poroso.

Uma maneira de amenizar os danos severos à sua fibra capilar é apostar em um cronograma capilar. Assim, você tem uma reposição de nutrientes recorrente, mantendo os fios sempre saudáveis e fortalecidos. Mas isso a gente te explica melhor mais adiante!

Qual tipo de cabelo tem mais chances de ficar poroso?

Os cabelos quimicamente tratados têm maior tendência de apresentar alto grau de porosidade, devido às agressões causadas à estrutura capilar para descolorir, tingir ou alisar. Por isso, eles demandam cuidados redobrados para garantir a saúde dos fios.

Já as cacheadas e crespas também precisam adotar uma rotina de haircare que conte com uma etapa de hidratação, já que devido às curvaturas dos fios, a oleosidade natural não chega às pontas. Isso faz com que os cachos fiquem frágeis e com frizz.

chances de ficar poroso

Qual o melhor tratamento para cabelo poroso?

O tratamento mais recomendado para cuidar de cabelos porosos é a reconstrução capilar. Esse ciclo do cronograma é o responsável por repor proteína e queratina perdidas pela fibra severamente danificada. Você recupera a força, resistência e elasticidade dos fios.

Enquanto para os cabelos que apresentam porosidade média, é importante aproveitar que as cutículas estão levemente abertas e apostar em tratamentos nutritivos. Assim, você repõe óleos essenciais às fibras, promovendo umectação e proteção a danos externos.

No baixo nível de porosidade, as cutículas estão seladas, dificultando a absorção de nutrientes. Então, o tratamento de hidratação ajudará a fibra a absorver mais água na umectação e garantirá mais maciez às madeixas.

tratamento

Qual a melhor máscara para cabelo poroso?

É importante apostar em máscaras reconstrutoras que contenham ativos que recuperam profundamente os fios, garantindo que o seu cabelo poroso fique mais resistente, maleável e saudável.

máscara

Os produtos com essa característica possuem alguns compostos principais, sendo eles:

  • Queratina, que deixa os fios robustos; arginina, fortalece o cabelo;
  • Creatina, hidrata e dá volume e brilho às madeixas;
  • Colágeno, responsável por reparar danos químicos.

A Doce Beleza separou 5 indicações de máscaras de tratamento para cabelos porosos. Confira nossa lista:

  1. Máscara Joico K-PAK Deep Penetrating Reconstructor;
  2. Máscara L’Oréal Professionnel Absolut Repair Gold Quinoa;
  3. Máscara Reconstrutora Wella Professionals Fusion;
  4. Máscara Kérastase Resistance Thérapiste;
  5. Máscara Capilar Redken Extreme Strength Builder Plus.

E aí, gostou do conteúdo? Continue em nosso blog e confira a nossa seleção de dicas imperdíveis sobre nutrição capilar, uma etapa tão fundamental do cronograma de cuidados com os cabelos.

Doce Beleza

Autor: Doce Beleza

Deixe um comentário