Você realizou algum procedimento químico e sente que os seus cabelos estão fragilizados, com ponta dupla e muito frizz? Os fios sofrem agressões extremas para que possam mudar de curvatura ou tom, como acontece nos processos de alisamento e coloração capilar.

Como resultado, as madeixas ficam opacas e quebradiças. No post de hoje, a Doce Beleza te apresenta uma técnica que promete recuperar a vitalidade dos seus fios e reconstruir profundamente a fibra: a cauterização capilar.
Continue a leitura e entenda para que serve a técnica, como funciona e como ela é feita em casa ou em salões de beleza especializados. Confira!
O que é a cauterização capilar?
A cauterização é um procedimento de reconstrução capilar que se utiliza de queratina e fontes de calor para promover hidratação, redução de volume e frizz. Ela é indicada para cabelos danificados por processos químicos.

A proteína é responsável por preencher as ranhuras da fibra capilar, selando os fios e prevenindo danos futuros. Assim, você recupera profundamente as madeixas quebradiças e sem brilho. Os resultados podem variar dependendo da estrutura dos fios e combinação com outros tratamentos.
A combinação de métodos e cosméticos adequados permite que a cauterização seja realizada em casa, mas a recomendação é que você busque por profissionais especializados para atingir os efeitos sonhados. Um procedimento mal feito ou com excesso de queratina pode gerar o endurecimento dos fios.
Quais são as vantagens do processo?
A cauterização capilar tem como foco a recuperação da fibra de danos químicos. Dessa maneira, o tratamento garante diversos benefícios para a saúde global dos seus fios. A queratina é uma proteína existente na estrutura capilar, sendo um ativo que atua profunda e intensamente, devolvendo força e o brilho aos seus cabelos.

Abaixo, listamos alguns benefícios da cauterização:
- Fortalece a fibra capilar;
- Hidrata os fios;
- Protege contra fontes de calor e poluição;
- Recupera a maciez, brilho e vitalidade dos fios;
- Alisa suavemente as madeixas;
- Controla o volume, frizz e pontas duplas.
Como é feita a cauterização?
A técnica da cauterização capilar pode variar a depender do profissional do salão ou dos cosméticos do kit para o tratamento. Mas, de maneira geral, segue três principais etapas:
- Higienização dos cabelos: use um shampoo antirresíduos para abrir as cutículas e prepará-las para receber o procedimento. Se necessário, repita a operação para garantir uma limpeza profunda;
- Preparação dos fios: alguns kits acompanham produtos pré-procedimento, mas você pode usar óleos e máscaras capilares com efeito reconstrutor específicos para esse tipo de técnica, para proteger os seus fios do calor. Apesar de opcional, esse passo vai evitar desgastes desnecessários à fibra. Em seguida, seque parcialmente os cabelos para evitar a desidratação;
- Aplicação da queratina: com pentes largos, passe o creme selante de queratina em todo o comprimento dos fios, espalhando bem. O tempo de ação do produto deve seguir as orientações da fabricante;
- Uso de fontes de calor: passe uma chapinha na temperatura máxima de 190°C, mecha a mecha, em todo o cabelo para selar as cutículas e fixar os produtos. Alise cada divisão do cabelo 5 a 6 vezes, para garantir os resultados desejados.
- Proteção pós-química: finalize o tratamento com um óleo capilar ou sérum pós-química.
Algumas marcas de produtos para a cauterização capilar podem sugerir uma segunda lavagem dos cabelos, após a selagem térmica. Leia sempre as orientações das fabricantes para garantir um processo adequado e saudável aos seus fios.
Quanto tempo dura o efeito de cauterização no cabelo?
A cauterização tem duração média de 30 dias, mas seguindo os cuidados adequados, o efeito pode permanecer por até 6 meses. Para que você possa aproveitar do tratamento por muito mais tempo, é preciso evitar cosméticos de limpeza profunda, como shampoo antirresíduos, que abrem as cutículas e eliminam o produto.
Também é vantajoso diminuir a frequência de lavagens do cabelo durante a semana, considerando que a aplicação de shampoos e condicionadores retiram a queratina dos fios em menos tempo. A quantidade de dias sem lavar as madeixas varia a depender do tipo de curvatura, textura, condições climáticas, dentre outros fatores.
Utilizando os produtos adequados às necessidades do seu tipo de cabelo, você mantém a saúde do seu couro cabeludo, sem acúmulo de oleosidade e ainda preserva os efeitos da cauterização capilar. Faça hidratação semanalmente para manter os fios macios, resistentes e protegidos contra agentes externos.
O resultado e a duração da técnica dependem da estrutura de cada cabelo, bem como os hábitos e cuidados que você terá com eles em casa. Em caso de dúvidas sobre como proceder com a rotina pós-procedimento, converse com o profissional especialista que realizou a cauterização nas suas madeixas e siga as orientações das marcas dos produtos.
Continue por aqui e conheça outros posts que explicam sobre procedimentos químicos e cuidados pós-tratamento. No blog da Doce Beleza, você também descobre como criar um cronograma capilar e manter uma ordem de cuidados com o que os seus fios mais precisam.
Até mais!