A progressiva é um procedimento para o alisamento das madeixas que já tem várias ressalvas e cuidados especiais. Assim, tanto as mamães de primeira viagem quanto as madrinhas que estão se arrumando para receber esse novo integrante precisam evitar as progressivas com formol fora do limite permitido.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regula que os produtos usados em salões de beleza para realizar a progressiva devem conter uma concentração menor que 0,2%. Essa porcentagem é estipulada para manter a saúde capilar de quem opte realizar esse procedimento.
Este tema gera muitas discussões, então, para te ajudar a compreender melhor sobre a progressiva para grávidas, separamos um conteúdo completo sobre esse procedimento. Continue a leitura e confira!
Afinal, grávida pode fazer progressiva? A resposta é não!
As escovas progressivas que contêm formol, em qualquer concentração, não devem ser realizadas por grávidas. Os procedimentos que utilizam este componente são prejudiciais para o bebê, uma vez que há uma absorção pelo organismo da gestante que nutre o bebê.

No caso de mulheres não gestantes, o formol deve ficar abaixo da porcentagem permitida pela Anvisa. Dessa maneira, não sofre com danos prejudiciais que essa substância pode causar no corpo e cabelos.
Mães que estão amamentando podem fazer progressiva?
Também não é indicado que mães que estão amamentando realizem escovas progressivas. Isso se dá pelo mesmo motivo das mulheres grávidas, ao realizar esse procedimento nos cabelos com formol, há uma absorção dos químicos ali aplicados que pode alterar a composição do leite da mãe, prejudicando a alimentação do bebê.

Dessa maneira, o mais recomendado é buscar produtos com extratos vegetais, vitaminas e sais minerais, assim você consegue manter os seus cabelos naturais saudáveis, brilhosos e cheios de maciez.
Grávidas e mães amamentadoras podem usar progressiva sem formol?
O alisamento da progressiva sem formol é uma alternativa que não há definição científica de causar danos para grávidas e mães que estão amamentando. No entanto, a base dessa escova é com ativos como aminoácidos e outros componentes que não prejudicam o bebê.
Mesmo não existindo pesquisas palpáveis sobre os riscos desse alisamento sem formol, as chances são baixas e as substâncias que incorporam no organismo da mãe são naturais e em pequenas quantidades.
Por fim, a recomendação mais consciente é também evitar o procedimento durante esse período de gestação e optar por um cuidado natural das madeixas.
Quais cuidados capilares são recomendados para grávidas?
Produtos com composições mais naturais são muito recomendados. Além disso, o shampoo com pH neutro é uma maneira de manter a higienização dos cabelos sem interferir na gestação. Os condicionadores, cremes hidratantes e géis de limpeza com composições hipoalergênicas também são indicados para as grávidas.
Óleos capilares com pouco ou sem aroma são uma maneira de deixar os fios brilhosos. Esse produto é uma alternativa perfeita para as gestantes que desejam dar um glow up no visual e hidratação de suas madeixas!
Em casos de que a mulher deseja muito um alisamento, consultar um médico para um direcionamento de produtos e métodos é a melhor forma para saber qual caminho seguir.
Existem alisamentos que podem ser feitos por grávidas?
Existem alguns tipos de alisamentos incríveis para grávidas ou para as pessoas que são alérgicas a máscaras progressivas. Entre eles, podemos citar as escovas de chocolate, de frutas e de açúcar, contendo composições leves e naturais.
Esses procedimentos garantem os fios saudáveis, lisos e macios, tudo sem envolver agentes danosos para o organismo da mãe e do bebê. Vale lembrar que é recomendado buscar um profissional de confiança e experiente para realizar esses métodos, já que muitos salões utilizam formol nas escovas.
Pode pintar o cabelo durante a gravidez?
Outra dúvida é sobre se as gestantes podem colorir os cabelos, e a resposta é que deve ser evitada, principalmente ao usar tintas com amônia em sua composição. Uma prática para manter e auxiliar a cor dos fios é o uso de tonalizante, contando opções com fórmulas leves e naturais.
Gestantes podem fazer selagem capilar?
A selagem capilar é um cuidado que pode ser feito em grávidas, protegendo as cutículas dos fios, reduzindo o frizz e mantendo-os hidratados. No entanto, muitos salões oferecem esse cuidado com a progressiva, então não realize esses procedimentos juntos.
Ah, não esqueça que a união de uma alimentação saudável, cronograma capilar e produtos de qualidade, são fundamentais durante a gravidez. Com esses pontos, é possível conquistar cabelos saudáveis nesse período inteiro, além de reduzir as chances de sofrer com queda de cabelo ou fios enfraquecidos.
Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Doce Beleza, você encontra artigos sobre os mais diferentes assuntos relacionados com os cuidados capilares. Sempre trazemos novidades sobre penteados, produtos para a higienização dos fios, como hidratar os cabelos e muito mais.
Continue conosco e descubra todos esses cuidados para você adicionar na sua rotina capilar!