Todo mundo já passou por um momento em que o cabelo fica mais poroso, com frizz e sem brilho. Quando isso acontece, é muito provável que os fios tenham sofrido uma perda de nutrientes e líquidos. Assim, é importante identificar a gravidade e o tempo de persistência desse problema.
Recorrer a técnicas e métodos para restaurar a hidratação e nutrição capilar é o mais indicado. A umectação capilar é uma das abordagens mais recomendadas para recuperar os fios. Além disso, o uso de kits específicos e máscaras de alto teor nutritivo também é indicado.
Então, se você quer um processo de hidratação profunda que atenda todas as curvaturas de fios, a umectação capilar é a escolha certa! Vem com a gente que no blog de hoje vamos falar tudo sobre esse método de reforçar o brilho, força e maciez dos fios.
O que é umectação capilar?
A umectação capilar é um procedimento que utiliza óleos 100% naturais para repor os nutrientes dos fios, recuperando as madeixas que estavam danificadas. Tal problema pode ocorrer devido ao sol, poluição, secador, escovas progressivas, procedimentos químicos ou outros fatores externos.
Esse “banho” de óleos faz com que a absorção dos nutrientes deixe o cabelo forte, macio e com um brilho especial. Cumprindo o papel de uma parte do cronograma capilar, as adaptações podem ser feitas usando produtos como oliva, argan e outros.
Outra característica dessa técnica é que ela atende todas as curvaturas de cabelos, tendo alta eficiência para cabelos cacheados e ondulados.
Quais os tipos de umectação capilar e como fazer?
O procedimento da umectação capilar é simples e pode ser feito em casa. Porém, há mais de uma maneira de realizar esses cuidados, tendo 4 principais umectações, a tradicional, noturna, quente e reversa:
Umectação capilar tradicional
A mais comum/clássica das técnicas é a umectação tradicional, podendo ser aplicada em todos os tipos de fios. Fazê-la é simples, divida o cabelo por partes e aplique o óleo por todo o fio, evitando a raiz. Deixe por 2 horas e só lavar, de preferência com shampoos livres de sulfato e não usar os anti-resíduos.
Umectação reversa
Normalmente, as técnicas de umectação capilar são feitas no cabelo sem serem lavados. O método reverso faz primeiro a lavagem dos fios da maneira correta, e depois o óleo é usado com a máscara hidratante ou condicionador.
Essa abordagem é recomendada para quem tem cabelos extremamente ressecados, sem brilho, quebradiços e com baixa porosidade. O passo a passo é simples, lave o cabelo, passe o creme hidratante com o óleo e deixe agir por 30 minutos, depois é só enxaguar e finalizar da maneira que desejar.
Umectação noturna
A umectação noturna tem a vantagem de agir durante uma noite de sono, sem interferir na sua rotina e agindo com intensidade. Para fazer esse método é preciso aplicar o óleo no cabelo e protegê-lo com uma touca ou toalha. Agora é só dormir e no dia seguinte fazer a limpeza e finalização de costume.
Ah, vale se atentar que esse método é intenso e não pode ser utilizado com frequência. O mais indicado é utilizá-lo quando as suas madeixas estiverem fracas, ressecadas e desnutridas.
Umectação quente
Outra técnica de umectação é aquecer o óleo vegetal antes de aplicá-lo no cabelo. O aumento da temperatura do óleo permite que a sua nutrição sobre a fibra capilar ajam com mais velocidade.
A temperatura não deve ser alta para não queimar ou prejudicar os fios. A aplicação segue a tradicional, o diferencial é ter tido o aquecimento do óleo.
Quais são os benefícios da umectação capilar?
Participando do seu cronograma capilar, a técnica de umectação tem vários benefícios quando bem utilizada. Por mais que seja um processo simples, é importante manter o equilíbrio das técnicas de hidratação e cuidados capilares, para não prejudicar as características naturais dos fios.
Além disso, os benefícios de umectar o cabelo são construídos com o tempo, por fazer parte de um processo de recuperação da saúde capilar. Assim, é possível reparar alguns aspectos positivos como:
-
Aumento do brilho;
-
Fortalecimento dos fios;
-
Redução do frizz, quebras e quedas de fios;
-
Maior maciez do cabelo;
-
Melhora a saúde capilar.
Quais tipos de óleos usar para umectação capilar?
Atualmente é possível encontrar no mercado uma variedade de óleos vegetais para umectar as madeixas. Então, as opções não faltam, e tem produtos para todos os tipos e curvaturas de cabelo. O importante é encaixar a técnica na sua rotina de maneira positiva.
Entre as opções você encontra:
-
Óleo de amêndoas;
-
Óleo de abacate;
-
Óleo de argan;
-
Óleo de alecrim;
-
Óleo de rícino.
Agora é só escolher o que vai atender às suas necessidades. Vale lembrar que não é recomendado óleos que criam uma película intensa ao redor do fio, isso irá dificultar o processo de hidratação e nutrição de seus fios.
Gostou do conteúdo? Aqui no blog Doce Beleza temos muitos outros posts sobre os cuidados com os cabelos, como descolorir o cabelo em casa, melhores shampoos hidratantes e muito mais, confira e saiba tudo sobre suas madeixas!